Previna o excesso de peso

Previna o excesso de peso

Prevenir o excesso de peso e a obesidade nas crianças está ao alcance de todas as famílias: com uma alimentação saudável, atividade física regular e uma atitude positiva.

 

UM COMPROMISSO EM FAMÍLIA

Nas crianças, é fundamental promover um estilo de vida saudável para um crescimento saudável: com a ajuda de 2 aliados essenciais – alimentação equilibrada e atividade física regular.

Mas quando os quilos a mais aparecem, está sempre a tempo de os combater. Para os melhores resultados, é preciso que toda a família, se comprometa com a mudança de hábitos. Há, pois, que dar o exemplo!

 

COMER MELHOR

Tudo começa numa boa alimentação:

  • Deve fazer 5 a 6 refeições por dia, sem que o intervalo entre elas seja superior a 3 horas e 30 minutos;
  • Privilegie alimentos como frutas, legumes, leite, cereais, aumente o consumo de peixe e limite as gorduras, o açúcar e o sal;
  • Inicie sempre a refeição com uma sopa – é nutritiva e saciante;
  • Opte por pequenas porções no prato; Incentive a criança a mastigar devagar. Se a criança já comeu o suficiente, não a force a comer tudo o que está no prato;
  • Estimule a criança a beber água (1 a 2 L, em função da idade), os sumos açucarados e refrigerantes são apenas para as festas e fins de semana;
  • Remova as gulodices da dispensa – evite bolos, doces, rebuçados, batatas fritas…
  • Faça das refeições momentos de convívio e partilha;
  • Não use a comida como recompensa ou castigo. 

 

Peso a mais?

Pese e meça a altura da criança. Divida o peso, em quilos, pelo quadrado da altura (altura x altura), em metros. Obtém o valor do IMC – Índice de Massa Corporal. De seguida compare este valor com as curvas do IMC para a idade e sexo presentes no Boletim Individual de Saúde (que além do formato em papel pode ser consulto pelos pais através da Área do Cidadão do Portal do SNS - eBoletim). Se o valor se situar entre os percentis 85 e 95 há excesso de peso; acima do percentil 95 corresponde a obesidade. 

 

MAIS ATIVO

Promover a atividade física é o passo seguinte:

  • Pratique atividades ao ar livre com a criança;
  • Incentive-a a escolher um desporto que lhe agrade;
  • Vá aumentando o tempo dedicado à atividade física;
  • Estabeleça limites para as atividades sedentárias, como ver televisão, jogar computador ou consola (até 1 hora por dia, para crianças com idade entre os 2 e os 5 anos de idade; até 2 horas por dia, para crianças acima dos 5 anos).

Ao longo do dia, as crianças e adolescentes devem somar, no mínimo, 60 minutos de atividades que impliquem gasto de energia; deve incluir, pelo menos, 3 vezes por semana, 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer escaldas, saltar ou outras atividades que trabalhem os músculos para melhorar a força muscular, a flexibilidade e a resistência óssea.

 

PESO SAUDÁVEL

Cada criança cresce ao seu ritmo e nem sempre é fácil saber se tem peso a mais. É preciso um equilíbrio entre o que come e o que gasta. Caso contrário, está aberto caminho para um peso pouco saudável. E este é um caminho a evitar. Ter um peso adequado na infância e adolescência traz muitos benefícios:

  • Diminui o risco de excesso de peso na idade adulta;
  • Reduz o risco de doença cardiovascular e de diabetes;
  • Melhora a autoestima, previne o isolamento e a discriminação e favorece a socialização.

copyright © da Associação Nacional das Farmácias

________

COM A AJUDA DA SHEE 

Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado.

Tudo de forma acessível e sempre disponível, para lhe devolver tempo, paz e energia para fazer o que mais gosta.

 

Com saúde, a vida é mais fácil.