O conjunto de medicamentos e materiais para emergências domésticas pode ser mantido numa caixa, bolsa, estojo ou uma gaveta limpa. Deve ser resistente e com espaço suficiente, de forma a garantir que os itens estão organizados e protegidos. Deve estar identificado no exterior com um rótulo visível.
Não deve ter fechadura nem estar protegido por códigos ou palavras-passe, pois isto pode atrasar o acesso ao material em situações de emergência.
O seu conteúdo deverá estar adaptado às necessidades dos membros do agregado familiar. No caso dos medicamentos, pode ter de incluir diferentes dosagens e formas farmacêuticas (comprimidos e xaropes, por exemplo) adequadas às idades dos vários membros da família.
A sua localização deve ser conhecida pelos membros da família. O local escolhido deve ser fresco e seco, de fácil acesso, separado de alimentos ou produtos de limpeza e fora do alcance das crianças. A cozinha e a casa de banho não são os locais mais adequados, pois sofrem alterações bruscas de temperatura e humidade que podem danificar os medicamentos.
O conjunto de primeiros socorros deve incluir medicamentos destinados a situações e sintomas ligeiros, um termómetro de fácil leitura em bom estado de funcionamento e material para curativos. Um manual de primeiros socorros também poderá ser útil, assim como contactos de emergência, do seu centro de saúde ou médico de família. Deve ainda constar em local visível se algum membro da família é alérgico a algum medicamento.
CONTACTOS DE EMERGÊNCIA IMPORTANTES:
O conjunto de medicamentos e materiais para emergências domésticas deve estar guardado em local próprio e não deve conter os medicamentos de uso diário dos membros da família. Estes devem estar guardados noutro local, para evitar confusões.
Evite manter grandes quantidades dos medicamentos. Além de dificultar a organização e conservação adequadas, pode levar a desperdício.
Não inclua medicamentos sem a embalagem original ou sem folheto informativo, fora do prazo de validade, em mau estado, ou provenientes de tratamentos anteriores incompletos. Os medicamentos prescritos pelo médico para uma doença específica não devem ser incluídos no conjunto de primeiros socorros. Isto é particularmente importante no caso dos antibióticos, que só devem ser usados sob prescrição médica para uma pessoa em particular e para uma infeção específica, não devendo ser guardados "por precaução”.
Também não é aconselhável manter colírios, com exceção das apresentações em unidoses, uma vez que apresentam um prazo de validade curto depois de abertos (consultar sempre o folheto informativo). As gotas nasais devem igualmente ser evitadas, devido ao risco elevado de contaminação.
Deve garantir-se que o material está em boas condições, substituindo pinças, tesouras ou outros utensílios danificados ou oxidados.
Além disso, deve eliminar-se qualquer produto que apresente alterações de cor, cheiro ou textura, mesmo que esteja dentro do prazo de validade.
Nas farmácias existe um contentor específico para a recolha de medicamentos deteriorados ou fora do prazo de validade. Pergunte ao seu farmacêutico pelo contentor da VALORMED.
Manter o conjunto de primeiros socorros bem organizado, atualizado e acessível é uma medida simples que pode ter um grande impacto na segurança e bem-estar da sua família. Em caso de dúvida sobre os produtos mais adequados, consulte o seu farmacêutico.
copyright © da Ordem dos Farmacêuticos
________
COM A AJUDA DA SHEE
Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado.
Faça já o seu registo 👉aqui.
Agende uma conversa com o seu farmacêutico 👉aqui.
Descubra todos os produtos, com os melhores preços, todo o ano, na loja online 🛒.
Com saúde, a vida é mais fácil.