No verão, com a chegada das férias e do calor, aumenta também a exposição não controlada ao sol, o que pode levar a algumas situações de risco, como por exemplo a insolação.
A insolação resulta da exposição prolongada ao calor, num local fechado e sobreaquecido (por exemplo, dentro de um carro fechado, ao sol) ou da exposição prolongada ao sol.
Sinais e sintomas – como identificar um caso de insolação?
Cuidados urgentes
Um caso de insolação requer cuidados médicos imediatos. Quanto mais tarde for tratada, maiores as consequências a nível da sua saúde (pode, por exemplo, provocar danos nos órgãos vitais como o cérebro, coração, rins…). Deve, por isso, dirigir-se imediatamente a um serviço de emergência ou ligar para o número de emergência 112.
No momento, se identificar que alguém apresenta sinais ou sintomas de insolação, deve:
Especial atenção…
Os idosos, as crianças nos primeiros anos de vida e as pessoas com doenças crónicas (doenças cardíacas, respiratórias, renais, diabetes…) são grupos particularmente vulneráveis ao excesso do calor.
Lembre-se, a melhor forma de evitar a exposição a temperaturas demasiado elevadas é seguir os devidos cuidados de prevenção. Tenha um verão em segurança e proteja a sua saúde!
copyright © da Associação Nacional das Farmácias
________
COM A AJUDA DA SHEE
Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado.
Faça já o seu registo 👉aqui.
Agende uma conversa com o seu farmacêutico 👉aqui.
Descubra todos os produtos, com os melhores preços, todo o ano, na loja online 🛒.
Com saúde, a vida é mais fácil.