Gripe aviária

Gripe aviária

2025-01-12

O QUE É?

É uma doença grave e contagiosa, causada por um tipo específico do vírus influenza, e que afecta principalmente as aves selvagens, embora as domésticas também sejam vulneráveis. Este é um vírus com grande capacidade de adaptação aos diferentes meios modificando-se (mutação). O vírus aloja-se no intestino das aves, sendo libertado através da saliva, das secreções nasais e das fezes. A infecção acontece quando há contacto directo com estes produtos, ou com as superfícies em que se depositam, sendo a água um dos principais meios de transmissão entre as aves.

 

COMO SE PODE PREVENIR E TRATAR?

Estão disponíveis medicamentos com acção antivírica, também usados para lidar com os sintomas da gripe humana comum, sendo necessária mais investigação sobre a sua acção neste vírus. No entanto, a eficácia destes medicamentos é maior quando são usados na fase inicial da infecção (até às 48 horas). Caso se justifique, também será prescrito tratamento preventivo aos familiares próximos da pessoa infectada. É aos médicos que cabe a responsabilidade de os prescrever mediante forte suspeita ou confirmação da infecção pelo H5N1. Pretende-se assim evitar uma potencial perda de eficácia devido à sua utilização inadequada (risco de resistência ao antivírico).

 

COMO SE TRANSMITE AO HOMEM?

O risco de transmissão ao homem do vírus da gripe aviária é, por enquanto, muito reduzido. O maior perigo de infecção provém do contacto directo, sem protecção (máscara, luvas e botas), com aves doentes ou com superfícies contaminadas, como capoeiras, depósitos de água ou alimentos. Deficientes condições de higiene dos espaços em que são mantidas as aves aumentam a possibilidade de contágio. 

 

QUAL É O RISCO DE UMA PANDEMIA?

A gripe aviária começou na Ásia, tendo-se espalhado entretanto neste continente e chegado ao Médio Oriente. Recentemente, entrou na Europa, através dos países com fronteira asiática. Milhões de aves foram já abatidas e são já muitos os casos de pessoas infectadas, com uma taxa de mortalidade na ordem dos 50%. Ainda assim, existe o risco de a doença se declarar à escala mundial – pandemia – caso o vírus ganhe a capacidade para se transmitir rapidamente de uma pessoa para outra, e em virtude do homem não possuir defesas contra este vírus que habitualmente só infecta aves.

 

JÁ O CONSUMO DE CARNE DE AVES NÃO APRESENTA RISCOS PARA A SAÚDE?

Para maior segurança, devem, no entanto, adoptar-se alguns cuidados: cozinhar muito bem a carne, de modo a que não fiquem superfícies rosadas, e os ovos, por forma a que a gema fique sólida, e evitar o contacto entre os líquidos oriundos da carne e produtos que se comam crus. No homem, a gripe das aves pode causar desde sintomas semelhantes aos da gripe humana comum, como febre, tosse, garganta irritada ou dores musculares, a infecções dos olhos e pneumonia. Nos casos mais graves, pode desenvolver-se uma doença respiratória grave e outras complicações que originam perigo de vida. 

 

RECOMENDAÇÕES PARA QUEM VIAJE PARA PAÍSES DE RISCO: 

  • Vacinar-se contra a gripe humana comum (duas semanas antes da viagem);
  • Evitar o contacto com aves ou superfícies que possam estar contaminadas (como bancas de mercado);
  • Não comer carne e seus derivados ou ovos mal cozinhados, nem alimentos crus 
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Estar atento a febre ou sintomas respiratórios no regresso. 

 

copyright © da Associação Nacional das Farmácias

________

COM A AJUDA DA SHEE 

Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado. 

Tudo de forma acessível e sempre disponível, para lhe devolver tempo, paz e energia para fazer o que mais gosta.

 

Com saúde, a vida é mais fácil.