TRANSMISSÃO
A dengue é uma doença provocada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos do género Aedes, como o Aedes aegypti (o vetor principal), o Aedes Albopictus, o Aedes polynesiensis e o Aedes scutellaris, após terem picado um indivíduo infetado, sendo que estes mosquitos picam normalmente, durante o dia. A dengue não se transmite de pessoa para pessoa nem através do ar ou de objetos com os quais o mosquito tenha contactado. Crianças e idosos são mais suscetíveis e os viajantes os mais predispostos. Adultos que vivam em zonas endémicas estão também em risco.
SINTOMAS
Após a picada, a doença pode demorar entre 4 a 10 dias a manifestar-se. Assim, os viajantes devem estar atentos a possíveis sintomas que surjam entre o 4º dia após a chegada à zona de risco e a segunda e terceira semana após o regresso. A dengue pode ser assintomática, mas também pode manifestar-se por sintomas ligeiros ou, em alguns casos, mais graves.
Os sintomas mais frequentes assemelham-se aos de uma gripe, e incluem:
Na presença de febre e de, pelo menos, mais 2 destes sintomas, deve consultar o médico.
A forma mais grave da doença manifesta-se por:
TRATAMENTO
Não existe tratamento específico contra a dengue. É recomendado consultar o médico, repousar, beber muita água e, se necessário, tomar medicamentos contendo paracetamol para alívio da febre e dores. Não tome medicamentos contendo ácido acetilsalicílico nem anti-inflamatórios não esteróides (ex: ibuprofeno) pois aumentam o risco de sangramento.
PREVENÇÃO
A única medida de prevenção, disponível em Portugal, é a proteção contra a picada do mosquito:
copyright © da Associação Nacional das Farmácias
revisão: junho de 2018
________
COM A AJUDA DA SHEE
Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado.
Tudo de forma acessível e sempre disponível, para lhe devolver tempo, paz e energia para fazer o que mais gosta.
Com saúde, a vida é mais fácil.