Armário de farmácia - Inverno

Armário de farmácia - Inverno

Armário de farmácia - Inverno


Todos temos medicamentos em casa. Mas será que temos os que nos são mais úteis? E será que os guardamos nas melhores condições?


O QUE TER EM CASA?

No armário de farmácia de Inverno, deve encontrar a solução para alguns dos problemas mais comuns desta época:

  • Febre e dor – Medicamentos antipiréticos (para baixar a temperatura) e analgésicos (para reduzir a dor).
  • Cieiro e frieiras – Hidratantes, sob a forma de stick, creme ou pomada.
  • Congestão nasal – Descongestionantes nasais, que se aplicam diretamente no nariz (tópicos) sob a forma de gel, spray ou gotas, ou de toma oral.
  • Corrimento nasal ou rinorreia - Antihistamínicos (medicamentos para as alergias que ajudam a reduzir a quantidade de muco nasal e a comichão/irritação da mucosa).
  • Tosse - Mucolíticos e expetorantes (facilitam a libertação das secreções da tosse produtiva, tornando-as mais fluidas); Antitússicos (apenas em casos pontuais e se a tosse for seca e muito incomodativa).
  • Dor de garganta, rouquidão e afonia- Medicamentos anti-inflamatórios, pastilhas com anestésicos locais, rebuçados emolientes (acalmam e aliviam a irritação da garganta).

Não se esqueça de incluir no armário os medicamentos de toma habitual e alguns produtos de saúde para imprevistos: soro fisiológico, álcool a 70° e água oxigenada; solução desinfetante; algodão hidrófilo, compressas esterilizadas, ligaduras, adesivos e pensos rápidos; termómetro; luvas, tesoura e pinça.


ORGANIZAÇÃO DO ARMÁRIO

  • Deve ter vários compartimentos
  • Os medicamentos receitados pelo médico devem estar separados dos restantes e identificados com o nome de quem os toma
  • Os medicamentos para adultos devem estar separados dos das crianças
  • Devem ser guardados nas embalagens originais, acompanhados do respetivo folheto informativo

LOCALIZAÇÃO DO ARMÁRIO

Escolha um local seco e fresco (quarto, sala, corredor): o calor e a humidade alteram as características dos medicamentos

A cozinha e a casa de banho são os locais menos adequados para guardar medicamentos: mas, se não houver alternativa, devem ser afastados o mais possível das fontes de calor ou humidade

O armário de farmácia deve ser de madeira ou metal e sem vidro de modo a que não entre luz

Mantenha-o fechado à chave, para evitar que as crianças tenham acesso ao seu conteúdo e corram o risco de uma intoxicação.


CUIDADOS EXTRA

Não compre medicamentos só por hábito, confirme sempre com o profissional de saúde se são necessários e qual o medicamento mais adequado. Caso tenha em casa medicamentos que já não utiliza ou que estão fora de prazo, entregue-os na farmácia (serviço Valormed) Não dê os seus medicamentos a outras pessoas, nem vice-versa Não deite os medicamento para o lixo ou para a sanita – entregue-os na farmácia.

 

copyright © da Associação Nacional das Farmácias

revisão: outubro de 2022 Infosaúde

________

COM A AJUDA DA SHEE 

Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado. 

Faça já o seu registo 👉aqui

Agende uma conversa com o seu farmacêutico 👉aqui.

Descubra todos os produtos, com os melhores preços todo o ano, na loja online 🛒.  

Com saúde, a vida é mais fácil.