Antibióticos

Antibióticos

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos eficazes, mas não são a cura para todas as doenças. E, se não forem tomados corretamente podem fazer mais mal do que bem. Aprenda a usá-los em segurança.


ANTIBIÓTICOS? SÓ PARA BACTÉRIAS E COM RECEITA MÉDICA!

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de doenças causadas por bactérias. Por isso, não curam doenças causadas por fungos, por parasitas ou por vírus (caso da gripe ou constipação).

No entanto, podem ser indicados para tratamento de infeções bacterianas associadas a infeções por estes agentes (por exemplo, pneumonia bacteriana que, por vezes, surge em pessoas mais frágeis com gripe)

Apesar de eficazes quando bem utilizados, é perigoso tomar antibióticos por iniciativa própria.

Daí que sejam medicamentos que necessitam de receita médica para serem adquiridos – o médico tem que avaliar a situação, para ter a certeza que se trata de uma infeção causada por uma bactéria e optar pelo antibiótico mais indicado para a tratar.

Usar antibióticos sem que haja indicação para tal, pode colocar a sua saúde em risco. Sabe porquê? 

  • Vai continuar doente
  • Corre o risco de continuar a transmitir a sua doença a outras pessoas;
  • Abre caminho a um problema de saúde pública chamado resistência bacteriana.


TAMBÉM ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Utilizar corretamente os antibióticos é meio caminho andado para evitar a propagação da resistência bacteriana e isso está ao seu alcance. Saiba como:

  • Use-os apenas e só quando receitados pelo médico, não os tome por iniciativa própria nem os peça ao seu farmacêutico sem ter uma receita
  • Tome sempre a dose indicada, respeitando o horário das tomas e até ao fim do tratamento
  • Não interrompa a toma do antibiótico mesmo que se sinta melhor, pode haver bactérias ainda vivas, apesar de os sintomas da doença já estarem atenuados.
  • Se sobrar medicamento, não o guarde para outra ocasião – entregue-o na sua Farmácia (Serviço Valormed)
  • Não partilhe antibióticos com outras pessoas – cada caso é um caso!

Lembre-se: ao não lhe dispensar um antibiótico sem receita médica, o seu farmacêutico está apenas a protege-lo a si e à comunidade.


A resistência bacteriana é o nome dado ao fenómeno que acontece quando as bactérias ganham resistência aos antibióticos. Sendo organismos que se adaptam com muita facilidade, quando usamos antibióticos sem necessidade ou sem ser conforme receitado, as bactérias desenvolvem mecanismos que lhes permitem neutralizar o efeito do antibiótico. Tal dificulta o tratamento de algumas infeções e, no futuro, podem mesmo chegar a existir infeções quase impossíveis de tratar com recurso a antibióticos

copyright © da Associação Nacional das Farmácias

revisão: Novembro de 2022 Infosaúde

________

COM A AJUDA DA SHEE 

Encontre uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, sempre com o conselho amigo, para lhe prestar um cuidado seguro, próximo e personalizado. 

Faça já o seu registo 👉aqui

Agende uma conversa com o seu farmacêutico 👉aqui.

Descubra todos os produtos, com os melhores preços todo o ano, na loja online 🛒.  

Com saúde, a vida é mais fácil.