Com a chegada do outono, os vírus respiratórios voltam a circular com maior intensidade. Pela sua frequência, o vírus da gripe (Influenza) merece uma atenção especial.
A gripe é uma infeção vírica aguda que se transmite facilmente através de gotículas respiratórias provenientes da tosse ou dos espirros, do contacto direto com secreções nasais ou orais, por contacto indireto através das mãos ou partilha de objetos ou superfícies contaminadas. O período de incubação é geralmente de um a quatro dias após a exposição ao vírus. O período de contágio tem início 24 horas antes do início dos sintomas e habitualmente prolonga-se até cinco a sete dias após o início da doença.
Nas crianças, os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e tosse. As complicações mais comuns são sobreinfeções bacterianas, nomeadamente otite média aguda, sinusite e pneumonia bacteriana. Apesar de raras, podem ocorrer complicações cardíacas e neurológicas graves, como meningite.
A população pediátrica mais vulnerável são as crianças em idade pré-escolar, tornando a vacinação uma medida fundamental de prevenção nesta faixa etária. Um dos grandes benefícios da vacinação pediátrica contra a gripe é a redução da transmissão do vírus.
A vacina da gripe tem um perfil de segurança elevado, com uma relação risco-benefício favorável. Em Portugal, em idade pediátrica, a partir desta época sazonal, a vacina passa a ser gratuita para:
É também recomendada e voluntária (não gratuita) para:
A vacina da gripe tem um perfil de segurança elevado, com uma relação risco-benefício favorável
Para as crianças e os adolescentes não abrangidos pela vacinação gratuita, está disponível nas farmácias a vacina da gripe injetável ou de administração intranasal, encontrando-se esta última aprovada em crianças com idade igual ou superior a dois anos.
Apesar de ser geralmente bem tolerada, a vacina pode causar efeitos ligeiros, como reação local (dor e rubor), febre, dor muscular e fadiga. Efeitos adversos graves são extremamente raros.
A vacina é atualizada todos os anos porque o vírus da gripe sofre mutações frequentes, o que obriga à adaptação anual da vacina às estirpes que mais provavelmente circularão em cada estação. Por isso, é essencial vacinar todos os anos.
Embora não previna todos os casos de infeção pelo vírus Influenza na população pediátrica, a vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteger as crianças e a comunidade, reduzir complicações da gripe, hospitalizações, e absentismo escolar e laboral dos cuidadores. As crianças são frequentemente as principais transmissoras da doença, sendo que, ao vaciná-las, estamos também a proteger os mais vulneráveis.
Vacinar é cuidar.
copyright © by the National Association of Pharmacies
________
WITH SHEE'S HELP
Find a multidisciplinary team of health professionals, always with friendly advice, to provide you with safe, close and personalized care.
Register now 👉 here.
Make an appointment with your pharmacist 👉 here.
Discover all the products, at the best prices, all year round, in the online store 🛒.
Life is easier when you're healthy.